Nelson-Brissac Nelson Brissac

Nelson Brissac, Brasileiro, 64 anos
Pertence à organização:

Seu projeto é:
Arte/Cidade – Linha Metálica propõe percorrer o processo de produção metalúrgico, explorando as interações entre arte, ciência, indústria e território. As sucessivas operações tecnológicas, da fundição à laminação, da edificação arquitetônica à infraestrutura. As minas, siderúrgicas, ferrovias e portos que integram essa cadeia produtiva, até serem abandonados e reincorporados numa paisagem pós-industrial. Esse fio condutor, a linha metálica, corresponde ao caminho que o minério faz através do território até as usinas e, depois, o aço até os terminais portuários.
A proposta é comparar e articular duas linhas metálicas, a de São Paulo – Santos e a da região do Ruhr, na Alemanha. As duas paisagens, a da metrópole pós-industrial paulista que se articula com o porto, através de uma serra escarpada, e a da região alemã formada por uma constelação de cidades, minas, rios, parques e indústrias desativadas e reconvertidas para usos culturais.

Sua biografia é:
É filósofo, trabalhando com questões relativas à arte e ao urbanismo. Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris I – Sorbonne, é professor do curso Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Publicou, dentre outros livros, Paisagens Urbanas, Ed. Senac, 1996; Arte/Cidade – Intervenções Urbanas, Ed. Senac, 2002; Paisagens Críticas – Robert Smithson: arte, ciência e indústria, Ed. Senac / Educ, 2010; e Arte/Cidade Zona Leste, Ed Dardo, Espanha, 2011. Foi responsável pela organização e curadoria de Arte/Cidade (1994-2002). Atualmente desenvolve os projetos ZL Vórtice, na zona leste de São Paulo, e Arte/Cidade Linha Metálica.

Seus links sociais são: (Não tem)

Internet:


Mesas relacionadas

Ver toda a programação




Realização