Começa hoje o LAB.IRINTO

Roda de conversa para apresentar o Encontro Internacional de Cultura Livre e Inovação Cidadã acontece a partir das 19h, no Museu Pelé

É hoje! Começa às 19h, no Museu Pelé, em Santos, a abertura do LAB.IRINTO – I Encontro Internacional de Cultura Livre e Inovação Cidadã da Baixada Santista. O evento, que vai até dia 24 de junho, é um processo de debates que vai reunir criadores da Baixada Santista e de outras partes do Brasil e do Mundo. Entre os objetivos está a formação de uma rede de Inovação Cidadã da região, fortalecer a rede nacional de laboratórios e de cultura livre e avançar na articulação internacional em torno da agenda de bens comuns.

Nossa equipe estará presente a partir das 19h, no Museu Pelé, em Santos, para contar em detalhes um pouco mais sobre o projeto e promover o início de um diálogo sobre os temas a serem tratados. Cultura Livre. Colaboração em rede. Inovação Cidadã. Bens comuns. Ressignificação dos espaços urbanos. Arte digital. Necessidade uma nova institucionalidade para fortalecer as ações e reflexões nestes campos todos.

O grande passo, ao final do Encontro Internacional, é implantar o LABxS (Lab Santista), um Laboratório de Cultura Livre e Inovação Cidadã no Brasil que terá sede em Santos. “Convidamos produtores, artistas, pesquisadores, gestores e empreendedores a compartilhar as experiências conosco. Queremos mobilizar os agentes da região, promover discussões sobre temáticas que podem apresentar soluções para os desafios contemporâneos, a fim de valorizar os bens comuns e promover na cidade um amplo processo de troca com os responsáveis pela criação das mais inovadoras experiências de laboratórios brasileiros e internacionais.”, explica Rodrigo Savazoni, diretor do Instituto Procomum, realizador do LAB.IRINTO.

MAPA DA INOVAÇÃO CIDADÃ
A participação no evento é gratuita mas para alguns encontros será necessária a inscrição prévia. É o caso, por exemplo, das Oficinas Colaborativas de Mapeamento de Inovação Cidadã que acontecem nos dias 2 e 3 de maio e serão coordenadas pelos arquitetos e urbanistas espanhóis do Viveiros Iniciativas Cidadãs (VIC). Inscrições abertas até o dia 29/4, vagas limitadas.





Realização